" Ninguém comete maior erro do que não fazer nada só porque pode fazer pouco".

Edmundo Burke

"A Filosofia ensina a agir não a falar."

Sêneca

2 comentários:

candida disse...

Uma razão para estudar Filosofia

Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da vida, já se interrogou a respeito das questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum um propósito? O que faz com que certas acções sejam moralmente boas ou más? Podemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho?

J. Gaarder, O Mundo de Sofia, Ed. Presença

candida disse...

Algumas questões da Filosofia

O Homem é um ser que se interroga. É mesmo por este atributo que o distingue dos outros seres de que o universo se compõe.
A reflexão, com o conhecimento que nela se enquadra e a acção esclarecida que ela permite, é susceptível não só de se diversificar segundo os objectos a que se aplica no mundo, mas também de o fazer em diferentes graus de profundidade. Depois de se ter interrogado o mundo como matemático, biólogo, médico, economista, posso ainda pensar em mim próprio, e perguntar: E eu, quem sou eu, que me ocupo da ciência, da tecnica, da economia, da acção social? Qual o sentido da minha existência como totalidade? O que é que, em última análise, valho eu e vale a minha vida?

Dondeyne, " Deus, o Homem e o Universo", in Sinfonia da Palavra