Mensagem do Director-Geral da UNESCO

Mensagem de M. Koïchiro Matsuura,
Director-Geral da UNESCO
por ocasião do Dia Mundial da Filosofia
a 15 de Novembro de 2007


“O diálogo: entre quem e sobre o quê?” é a grande questão no cerne desta celebração do Dia Mundial da Filosofia, generosamente acolhido este ano pela Turquia.

Aprofundar os diálogos (políticos, filosóficos, interculturais) e a compreensão mútua em torno de memórias e de valores partilhados, de ambições e de projectos comuns, requer de facto uma cartografia actualizada das linhas de convergência e de divergência, das clivagens, dos silêncios, dos mal-entendidos e dos impasses sempre possíveis.

Definir as condições de um diálogo universal, abrindo-se para a diversidade dos interlocutores, das correntes e das tradições filosóficas, é pois, a ambição deste Dia, que pretende acompanhar o panorama actual e produzir um olhar sobre o mundo e uma nova leitura crítica dos nossos conceitos e modos de pensar.

Ao dar a palavra à sociedade civil e aos filósofos, aos historiadores, aos educadores, aos investigadores, a UNESCO pretende promover um amplo debate, aberto à dinâmica das ideias.

Fórum e ponto de encontro das culturas, o Dia da Filosofia é, antes de mais, um exercício colectivo de pensamento livre, racional e informado, sobre os grandes desafios do nosso tempo. A UNESCO, por seu lado, regozija-se por publicar para esta ocasião um vasto estudo intitulado A Filosofia, uma escola da liberdade – Ensino da filosofia e aprendizagem do filosofar, destinado a colocar a exigência filosófica no centro do projecto das sociedades do conhecimento.

Desejo sinceramente que o maior número possível de Estados-membros respondam favoravelmente a este encontro e participem na celebração deste dia, alargando os debates a todos os actores da sociedade e em particular aos mais jovens, na esperança de reconstruir e renovar as nossas diferentes paisagens intelectuais.

Sem comentários: