DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

No próximo dia 20 de Novembro, comemora-se na Escola Secundária de Lousada o dia mundial da Filosofia, decretado pela Unesco, dinamizado pelos professores de filosofia. Várias são as actividades previstas, esperando-se que professores e alunos troquem experiências quanto ao valor e importância da Filosofia nos nossos dias. Temos algumas surpresas...filosóficas.

10 comentários:

candida disse...

Que tal pedir aos alunos e restantes elementos da comunidade educativa que coloquem problemas e sobres eles ensaiem uma resposta argumentada e fundamentada segundo as regras da inferênca lógica???
por exemplo, os problemas inerentes à sua condição de jovens, estudantes e cidadãos?

Hélder disse...

Dia Mundial da Filosofia.

Não podemos deixar passar mais este dia sem que chamemos à atenção de todos para a importância de cada um saber pensar.
Mas o que é saber pensar?
Saber pensar é estar atento ao que nos rodeia, é intentar contra a nossa ignorância.É esgrimir argumentos sobre a nossa vida. Tenhamos pois a coragem de descobrir dentro de cada um de nós o filósofo que nos questiona sobre o porquê de cada um dos nossos actos.Soltemos as amarras da nossa imbecilidade, da noosa vergonha e sejamos nós próprios. Digamos "sim" ou "não", mas convictos de todas as nossas razões.Não tenhamos medo de gritar bem alto, " Eu, sou eu". Não nos deixemos enganar pelas ideias aparentemente inocentes, pois podem revelar-se prejudiciais à nossa liberdade.

Hélder disse...

CITAÇÕES FILOSÓFICAS

Põe quanto tu és no mínimo que fazes.
Fernando Pessoa

Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram.
Tolstoi

Só sei que nada sei, e o facto de saber isso,coloca-me em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.
Sócrates
Aquele que sabe mandar encontra sempre quem deva obedecer.
Nietzsche

Paula Rocha disse...

Dia Mundial da Filosofia
Num tempo conturbado, onde a cada esquina espreita uma ameaça à nossa liberdade de expressão, a opressão mergulha as consciências num oceano de incertezas, onde o medo acaba por surgir vencedor, a surdez tenta impor o seu reinado... eis que a «Filosofia saiu à rua»!
Todos os dias são dias da Filosofia, todos os dias são lugares para o pensar.
A Filosofia é a unica via de salvação para aqueles que oscilam entre o adestramento e a autonomia...oscilação perigosa, convite à preguiça mental. Contra ela devemos travar um duro combate, onde a coragem e a justiça são as armas ao serviço da argumentação. Só uma razão livre e responsável pode devolver ao homem a sua dignidade.
Só através do pensamento o homem se realiza em toda a sua plenitude, não só porque percebe o sentido das coisas, mas também porque tenta desvendar o mistério que ele é para si mesmo. Só o pensamento liberta o homem dos dogmas e preconceitos, de uma certa estabilidade que a apatia da servidão introduz. Só através do pensamento o homem se eleva acima dos restantes seres,se torna verdadeiramente humano...
Por isso, vale a pena pensar, vale a pena Filosofar!

Anónimo disse...

As colegas de Filosofia estão de parabéns! O “Dia da Filosofia” não passou despercebido na nossa escola: desde a Biblioteca à sala de professores, passando pelas salas de aula e recreio, ele foi bem exaltado. As actividades foram muito interessantes, demonstrando empenho e muito bom gosto. Parabéns a todos.

Comentário por Odete Araújo — Novembro 20, 2008 @

Anónimo disse...

A filosofia tem o poder de permitir questionar o mundo, de questionar as mentes que teimam em não o fazer para se chegar a atitudes humanamente aceitáveis… Há quem se esqueça que na capacidade de questionar está a solução para muitas injustiças… Pensar, é preciso! É urgente que se reflicta sobre o que está mal nesta sociedade, que começa por nós, educadores e professores, por termos nas nossas mãos a “massa pensante” do futuro. Parabéns pela vossa iniciativa! De certeza, fizeram pensar muita gente!!!

Comentário por emilia ferreira — Novembro 21, 2008 @ 9:03

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa. A escola deve ser mesmo isto: um espaço de partilha de saberes, de afectos e de emoções!
Um espaço onde as relações interpessoais ganhem cada vez mais terreno.
Até à próxima!

Comentário por inesfernandes — Novembro 21, 2008 @ 10:12 am

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa. A escola deve ser mesmo isto: um espaço de partilha de saberes, de afectos e de emoções!
Um espaço onde as relações interpessoais ganhem cada vez mais terreno.
Até à próxima!

Comentário por inesfernandes — Novembro 21, 2008 @ 10:12 am

Anónimo disse...

No Dia da Filosofia ouvi um silêncio tão profundo que não ouvia há já muito tempo!Foi muito interessante esse dia! Foi um dia em que não me saíu da cabeça o filme Ensaio Sobre a Cegueira e até sei porquê. Talvez porque “não ouvir” e “não ver” sejam, a meu ver, a mesma coisa! Fui apanhada de surpresa no meio daquele silêncio, disfarçado de música… principalmente nesta fase em que a minha voz parece ser fundamental num coro afinadíssimo de sopranos e baixos que grita sem parar, por tranquilidade, porque é preciso que se faça barulho, não é?! O meu coro grita sem parar, por silêncio… porque é preciso silêncio para andarmos bem, não é?!… Parece até irónico!…mas no meio daquele silêncio… pensei… em que estaremos todos a pensar? pensei… para onde estaremos todos a olhar? … pensei…estaremos realmente a ver? E depois daquele silêncio pensei… preciso urgentemente de silêncio para pensar… depois daquele silêncio pensei…preciso urgentemente de silêncio para ouvir…depois daquele silêncio pensei… preciso urgentemente de silêncio para ver… No final deste dia sinto algum alívio e até sei porquê… parece que passei muito tempo a pensar, muito tempo a ouvir, parece-me até que vi qualquer coisa…

Obrigada,

Comentário por Arminda Moreira — Novembro 21, 2008 @ 5:55 pm

Anónimo disse...

Sem falsos pretensiosismos e coorporativismos gratuitos de grupo, não posso deixar de referir que a comemoração do " DIA MUNDIAL DA FILOSOFA" foi um dos dias mais comoventes que vivi na escola. Pela dedicação do grupo, pelo entusiasmo dos alunos e pela adesão dos colegas que entendem a escola, também, como espaço de partilha de sensibilidades e de exercício de liberdade.
Parabéns a todos!

Teresinha